quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Resenha do livro Tereza Batista Cansada de Guerra, de Jorge Amado.

Olá, amigos (as)!

Gratidão pela visita e boa leitura!

Carlos.

 
Tereza era uma garota órfã que estava sendo criada por um casal de tios maternos. Deles ela ate recebia uma educação livre de preconceitos tanto que brincava de subir em árvores feito um garoto. Contudo, a medida que avançava  pela puberdade a menina começou a  ganhar uma assombrosa formosura.

Contudo, Tereza se mantinha alheia ao trabalho da Natureza. A ponto de nem desconfiar que os seus predicados haviam atiçado os hormônios tanto do seu tio materno quanto de um coronel. Tampouco imaginava que o primeiro premeditava em surdina dar fim na esposa e ficar com ela. Ainda, que a sua tia que já não a suportava mais a sua presença.

A tia de Tereza também possuía seus planos para recuperar os investimentos invertidos na sobrinha ao longo de vários anos. Neles o coronel seria a peça chave.
 

Sem ter sido consultada Tereza foi vendida por sua para o coronel. Foi uma transação tal qual se faz quando um produtor rural vende para algum comprador um dos seus animais de criação doméstico. É lógico que  Tereza reagiu escapulindo para o mato, porém ela foi recapturada em seguida.

Justiniano, ironicamente o nome do infeliz era um compulsivo estuprador de meninas novas. E suas atitudes demonstravam que ele não fazia questão de esconder isto, pois existia até uma rede de fornecimento desta “mercadoria“ para ele.

Tereza também foi estuprada após ter sido torturada sistematicamente. A visão sexual do coronel de vida é bestial e antiquada, nela o sexo como um ato em que o homem pode utilizar da violência para extrair todo o prazer da relação para si. Ainda, vê a mulher é comparada apenas a um acessório do seu dono.

Durante anos Tereza foi sistematicamente abusada pelo seu "dono". E este não contente, se casa com Dóris, uma adolescente loira. Ao que tudo indica, Justiano buscava uma forma de não só suavizar a sua péssima reputação perante à sociedade mas também de lustrar o seu perfil de bom cristão, cumpridor dos seus deveres religiosos. Mas Dóris morre no parto da filha casal.
 

Esta parte inicial do livro relembrou-me bastante um trecho do livro Casa Grande e Senzala de Gilberto Freire. Mais especificamente a passagem em que o sociólogo descreve como nasceu no período colonial a super sexualização do corpo negro feminino que persiste, até hoje em nossa sociedade. 

Ainda durante o cativeiro, Tereza manteve um caso  com um estudante mimado. Com a ajuda dele que Tereza superou seus traumas sexuais.

Mas a frente do texto, livre e longe das "garras do carrasco" Tereza mantém seu jeito livre de ser que a acompanhou desde a infância. Apesar dos dissabores, ela vive rodeada de amigos e admiradores. Sendo que muitos deles sonham em tê-la como esposa. 


Para sobreviver Tereza exerceu de várias atividades, quando necessário a de prostituta. Talvez a mais célebre foi a função de técnica de enfermagem, quando ela lutou contra a Peste Negra. Tereza com a ajuda dos Orixás, especialmente Obabulaê, saiu vencedora da disputa contra a Morte.

Tendo em vista que Omulu nas religiões afrobrasileiras representa o Deus que lança a doença mas também é o que cura, Tereza ganhou a alcunha de Tereza de Omulu.

Aliás, no meu caso pessoal, não havia como eu não amar este capítulo, pois também sou afilhado de Omulu e não me lembrar do ex-tumor estomocal. Em relação a este apadrinhamento, tomei conhecimento com uma mãe de santo que trabalhava na biblioteca da minha faculdade da graduação. Desde então, tenho um grande carinho e respeito por este meu protetor.
 

O grande amor desta mulher foi o pescador Gereba. Um transportador de carga marítimo. Ele é um cara de princípio tanto que não aceitou, imediatamente,  se unir com Tereza por ser casado não acha justo se separar da esposa doente.

O autor demonstrou a leveza de espírito na criação dos nomes auspiciosos das mulheres da vida desta e de outras obras lidas até agora. Este comportamento também apareceu quando ele descreveu o poder do “viagra“ brasileiro": "quanto ao Cacete Rijo é o que se sabe: tesão fantástico. Segundo o próprio Madruga, no discurso de apresentação do meritório produto à clientela, atento auditório das feiras e das praças públicas, um velho centenário, depois de tomar a dose prescrita, levantou-se do leito de morte, descabaçou uma donzela, deu quatro pitocadas em seguida e na quinta lhe fez um par de filhos. Morreu feliz, de priaprismo."
 

Suspeito que nesta obra também houve aquela velha máxima de vida imita a arte ou vice-versa. Tendo em vista que hoje os nomes de operações de combate a corrupção e CPIs têm nomes um tanto controvertidos e espirituosos fazem parte do imaginário brasileiro. A do livro é excepcional: Retorno Alegre ao Trabalho. Ela foi deflagrada para a força policial obrigar a força as prostitutas grevistas que protestavam contra a prisão de outras colegas de trabalho e a remoção da área de baixo meretrício de Salvador.

Caro amigo (a) leitor (a), Tereza Batista é mais uma das personagens emocionantes e inesquecíveis da literatura brasileira.

AMADO, JORGE. Tereza Batista Cansada de Guerra. Record. 32 edição (23 edição Record), Rio de Janeiro. 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário