quinta-feira, 2 de março de 2017

A Praça da Capela

A Praça da Capela


Faz algum tempo que flanar por aqui deixou de ser algo que faço por puro lazer e descontração. Este texto é um apanhado de uma arqueologia espiritual que fiz com o intuito de dissecar melhor esse fenômeno. 

De antemão, aviso que nas próximas linhas não descreverei a próxima maravilha do mundo. Tampouco anunciarei uma nova descoberta científica. Aliás, falar de praças nos dias de hoje pode suscitar polêmicas.

Considerando que seu porte é relativamente grande, cada usuário observa e apropria o que lhe convém. Quando menino, eu me entretinha em ler os nomes dos doadores grafados nos encostos dos seus bancos cinzentos.

Enquanto escrevo esse texto, concomitantemente, ressuscito o cheiro e o sabor das pipocas e piruás que comi após as missas. Inclusive os que foram consumidos juntamente com pedaços dos saquinhos.

Durante este processo literário também me surpreendi com a recordação de outro costume: o de caminhar por sobre as suas guias. Uma compulsão que, ao longo dos anos, foi o foco de inúmeros debates acalorados internos. 

Sem que eu entendesse o porquê, meu pensamento saltou para o velho leito da Mogiana nos fundos do sítio onde cresci. Pouco depois, eu me vi deslocar nos velhos trilhos. A minha postura era a de um equilibrista sobre a corda bamba. 

Aliás, notei duas características desse ato. A primeira, o de andar com os pés descalços para sentir a temperatura ambiente. A segunda, o de acariciar os meus pés nos trilhos finos. Talvez com o intuito de sentir o corte. 

Em seguida, me certifiquei se essa mania possuía nome e sobrenome. Então, dei uma googlada nas seguintes palavras: mania de andar sobre os trilhos de trem. Mas não encontrei referências sobre isso em algum portal. 

Enfim, o desafio traçado foi plenamente superado. E eu entendi que ao marchar tanto nesta praça quanto na via de tijolos amarelos ainda posso contar com a minha controvertida capacidade de sonhar e reinventar o meu destino.

Verão de 2013.

* Esta praça fica próxima ao centro da cidade Mogi Guaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário