sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Um texto para esquentar o II Sarau da Superação na Biblioteca João XXIII, dia 01/11/17, Mogi Guaçu - SP.

Olá, amigo (a) internauta!

Esta semana ao (re)mexer nas minhas coisas encontrei um texto meu que havia escrito para um sarau que fiz para um dos meus aniversários. Senti que ele estava dentro da proposta dos saraus da superação que tenho feito. Então, decidi reescrevê-lo e postá-lo aqui.

Ainda, pensei nele como uma espécie de "esquenta" para o II Sarau da Superação que acontecerá na Biblioteca João XXIII na cidade de Mogi Guaçu, dia 01/11/17, às 14 h. 

Gratidão e boa leitura.


Carlos Pinheiro


Gratidão

Nos últimos tempos, gratidão foi uma das palavras que mais ganhou significado em minha vida. E isso aconteceu por intermédio da dor. De repente, tive que puxar o freio de mão, me render, refletir e reforjar Excalibur.

No passado eu entendia que gratidão era uma forma educada de agradecer alguém ou por um favor recebido ou por ter sido presenteado num aniversário qualquer. Ou quando alguém me oferecia para passar na frente na fila do caixa do mercado por eu ter poucos itens na minha na mão.

Hoje entendo que ela também é de suma importância na minha espiritualidade. Os motivos estavam debaixo do meu nariz e bastava um pouco de paciência para enxergá-los. E que a Vida, apesar de tudo, tem sido generosa comigo.

Um deles foi à morte repentina do meu velho amigo, o Zé. Ironia do destino ou não a sua partida aconteceu na semana em que ele realizaria o seu sonho de juventude: o de fazer a cirurgia na bacia que lhe permitiria andar sem mancar. De súbito, numa manhã qualquer sua mãe o encontrou gelado na cama. 

Enquanto que na minha situação da descoberta até a cirurgia estomacal, propriamente dita, durou menos de seis meses.

Outro ponto foi o de reconhecer que todos os momentos da Vida são preciosos e únicos. Não tenho que ficar preso na crença de que um dia lá no futuro, numa linha de chegada qualquer encontrarei o tal “pote de ouro” que vai remover todos os ferimentos e dores da minha árdua caminhadura etc, etc e tal.

Também me lembrei da minha tia materna a Jacira que teve a perna amputada em 2015 e faleceu no início deste. Acho que pela primeira vez poderei dizer algo verdadeiro sobre o que penso sobre a situação dela: agradecer e aquietar.

Constato que já passei tantas coisas na minha Vida e passarei muito mais. E tudo isso fará com que eu conheça mais profundamente o verdadeiro sentido da Gratidão.

Outra coisa que me vem à mente é sobre o sarau dos meus 45 anos (este evento aconteceu em 2015), que ele também é uma forma de praticar a gratidão.  E, por isso, ele merece todo o meu apoio e dedicação.

Sinto que a gratidão tem me pacificado e me orientado nas encruzilhadas. Agora sigo renovado e motivado retomo de forma amorosa a minha “santa guerra”, portando ou uma Excalibur reforjada ou uma espada superior.

Por último, gratidão por você fazer parte da minha vida.


Carlos Pinheiro




Um comentário:

  1. Grata por ter você como meu amigo, Carlão. Mesmo distante geograficamente, você continua sendo um dos meus mais queridos amigos. Outra dia uma amiga fez aniversário e eu disse pra ela como eu era grata por sua existência. Sou grato pelo sua existência também e por me fazer e pensar e sorrir. Beijos meu amigo! Saudades d'ocê!

    ResponderExcluir